segunda-feira, 21 de julho de 2008

Exibição Personalizada e Má Pontaria


As frases "Exibição Personalizada" e " Má Pontaria", descrevem tudo o que este jogo foi.

O F.C.Porto enfrentou o Bochum no último jogo de treino no estágio da Alemanha e empatou 1-1, mais uma vez. Um resultado que não demonstra bem o que foi o jogo na verdade, o F.C.Porto poderia ter vencido com uma goleada, mas a finalização falhou e muito.

O F.C.Porto entrou mais uma vez a todo o gás e aos 10minutos de jogo Alan, depois de um grande passe do reforço Tomás Costa, falha isolado depois de uma grande defesa do Guarda-redes Daniel Fernandes.

Aos 24minutos mais do mesmo, Alan depois de Christian Rodriguez fazer uma grande jogada, não acerta na baliza do Bochum, que apenas via o F.C.Porto a jogar.

O F.C.Porto continuou a 1º parte a dominar com Pedro Emanuel, Bruno Alves, Sapunaro, Nelson Benitez, Fernando, Tomás Costa, Guarín, Alan, Farías e Christian Rodriguez.

Na 2º parte como habitual trocou de jogadores e novamente ( eu não tenho nada contra ele) Stepanov a asneirar, logo no inicio da 2º parte a cortar para Mavraj e o Bochum a fazer o 1-0 na partida. Resultado que não é justo para o F.C.Porto que já deveria estar em vantagem pelo menos 2-0.

O F.C.Porto depois de sofrer o golo ainda melhor jogou e Lisandro durante a 2º parte podia ter marcado pelo menos 3 golos, mas novamente a dita "Má Pontaria" apareceu. Fucile também quase no golo, mas Daniel Fernandes defendeu tudo ou quase tudo o que havia para defender, porque aos 85minutos Lino de livre a bater finalmente o guardião do Bochum e a fazer o 1-1 na partida.

É de frisar mais uma vez que Quaresma não jogou e que o F.C.Porto tem uma grande equipa, só falta afinar a Pontaria e rever um pouco a defesa.

O Homem do jogo eleito pelo Varanda do Dragão foi Guarín.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Hannover 96 - FC Porto

Logo ao final da tarde, quando os ponteiros do relógio apontarem para as 18 horas, o FC Porto vai subir ao relvado do estádio do Hannover para dar inicio a 90 minutos de (bom) futebol, onde se espera um resultado positivo, aliás, no seguimento do que tem acontecido ao curto desta época de jogos de preparação futebolística para a época 2008/2009 , em que mais parece haver o FC Porto… e os outros.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

FC Porto 1-0 Paok



O F.C.Porto, esta tarde defrontou e derrotou o PAOK por 1-0 na preparação da pré-época na Alemanha.

Bem, o jogo começou logo com o golo do F.C.Porto, aos 2minutos de Grande Penalidade, Lucho Gonzalez faz o 1-0 no resultado.

A partir desse mumento o F.C.Porto adurmeceu por completo, o PAOK jogou melhor e mais rápido que os Tricampeoes.

Aos 35 minutos o PAOK podia empatar o resultado, depois de Stepanov fazer falta sobre S.Conceição mas, Nuno sem dúvida o melhor da 1º parte, defende a Grande Penalidade e o F.C.Porto continuou até ao intervalo em vantagem.

Da 2º parte não há nada a acrescentar foi um jogo sem ritmo, Quaresma não jogou, talvez uma indicação de que Quaresma está para sair, das estreias apenas Christian Rodriguez e Tomás Costa jogaram bem, gostei de ver Rodriguez rompeu bem o lado esquerdo do PAOK e Tomás Costa, jogou bem sempre a primeiro toque, tentou sempre tornar o jogo rápido.

O homem do jogo Eleito pelo Varanda-do-Dragão foi Christian Rodriguez.

O Jornaleiro da Varanda!

[Não há disponiveis capas referentes ao F.C.Porto]

quarta-feira, 16 de julho de 2008

O Jornaleiro da Varanda!

CAPAS DOS JORNAIS(Apenas referentes ao F.C.Porto)



terça-feira, 8 de julho de 2008

Aquilo disse...

A ignorância continua. E como o disparate é apanágio dos aziados, a azia é generalizada e o disparate também, porque a liberdade assim o obriga.

A capa do Record, não é surpresa nenhuma, é do mais ridículo, do mais pobre, do mais redutor que há no pseudo-jornalismo desportivo português:"Um caso Sérvio".

Não fica bem maltratar uma pessoa que até teve uma exibição segura, por um erro que só demonstra alguma inexperiência e nervosismo perante um ambiente algo hostil. Se Ricardo fosse ainda o guarda-redes do Sporting, escrever-se -ia certamente, um caso Português. Pois claro.

Isto é quase é um caso psiquiátrico. Sempre pela negativa, sempre pelo medíocre. Em vez de enaltecer o bom jogo deste ou daquele, eleva-se a importância do negativo. Porque a azia assim o dita. Porque o "exterior da escrita" encobre a inveja. Porque esta é a cultura...

Na Bola, o "Porto mereceu o brinde". Mais uma vitória oferecida, leia-se. Mais um titulo negativo, mais um comentário para reduzir, com o intuito de encobrir o mérito.

Chamam a isto jornalismo. Eu chamo a isto ignorância. Incapacidade de libertação mental. Incapacidade de enobrecer o jornalismo, de ser imparcial, factual, justo.

Mas não se trata de justiça, trata-se de inveja e de pequenez.
2a circular, centralismo. Não porque seja o melhor para a nação, (alias é bem visível o que a falta de descentralização tem feito ao pais nos últimos anos), mas alimenta o ego do pobre de espírito, do complexado.

E é aqui que acabam todas as conclusões sobre esta casta invejosa que se diz portuguesa. Este povo é complexado. Este povo é triste, é acabrunhado.

E ao que levam os complexos e a tristeza?... À megalomania. Ao conceito de Dom Sebastião.

Todos os dias se enaltecem feitos nunca vistos, feitos não reais, todos os dias se da favoritismos a quem tem recordes negativos, todos os dias se elevam a heróis ilustres desconhecidos, todos os dias se elevam a Deuses e detentores da verdade os que vestem de Lisboa ao peito.

Sempre favoritos, sempre melhores, sempre "grandes" nas muitas derrotas. Sempre pequenos na atitude.

O caso do Benfica é naturalmente diferente do do Sporting.

Enquanto os feitos fantasma do Benfica enchem o ego da ignorância geral, os feitos fantasma do Sporting enchem a espaços o que os do Benfica não conseguem encher. O Sporting como sempre, continua a ser utilizado, instrumentalizado. Como foi na altura de Salazar.

Há coisas que são genéticas, outras vão-se entranhando no corpo. O hábito faz o monge.

Quando o Benfica se vê relegado para posição confrangedora, como tantas e tantas vezes tem acontecido nas ultimas 2 décadas, aparece o Sporting, qual Dom Sebastião, a defender a união nacional, a defender o espírito da nação, a ocupar o imaginário do triste invejoso.

...é uma espécie de memória colectiva, em que os desgraçadinhos se apoiam uns aos outros, nas horas difíceis, que são muitas.

Esta memória colectiva age como os grupos radicais, com palas e cegueira.

Por isso, coitados, não conseguem vislumbrar penalidades no último minuto em jogos no Dragão, golos em fora de jogo nos últimos minutos em jogos na Luz, nem Preudhomes a tirar bolas de dentro da baliza depois da marcação de cantos.
Mas conseguem ver golos fantasma em lances que depois de vistos e revistos por todas as cameras presentes no local, indiciam precisamente o contrario e agora conseguem também fazer juízos de valor, em relação às intenções deliberadas deste ou daquele, que deitam a bola para traz (atraso) na direcção do seu guarda-redes, que por sua a vez a agarra (falta passível de livre indirecto).
E é isto que estes tristes pseudo-jornalistas desportivos oferecem ao país, a oportunidade de um imaginário cheio daquilo que a cultura imbuiu no ignorante.
Que pobreza meus amigos.

Depois de um empate vergonhoso na Arménia e de mais uma medalha de ouro em campeonatos mundiais de atletismo. A escrita deita-se e acorda infeliz, com a inveja no outro lado da cama.

Porque os pobres alimentam-se assim, de palmadinhas nas costas, vitórias morais e umas sopinhas de milho. Porque grão a grão enche a galinha o papo e até um gato quando tem fome, come uns cereaizinhos.

O Porto esse, vai continuando, sofrido mas sereno, atacado mas firme, demasiado forte porque o Timoneiro não desarma, a ganhar vezes demais. Pelo meio vai representando o pais, com nobreza, e comendo uns bichos papões por essa Europa fora.


Nota do administrador: Porque há comentários que merecem ser posts, a partir de hoje, e quando for possível, colocarei em destaque comentários que ache que mereçam relevância. Vou assim tentar ampliar a voz de uma das maiores qualidades deste blog, os seus comentadores. E é com este excelente texto do Soren que inauguro este novo espaço no Varanda do Dragão. Espero que todos os outros que façam os excelentes comentários que vão aparecendo, e que por um motivo ou por outro eu não coloque em post, não percam a esperança de um dia os seus textos serem transformados numa das Vozes dos Dragões.

Pedia aos Varandas dos Dragões que se pronunciassem sobre esta nova iniciativa, já que afinal de contas é deles a autoria dos textos.

Post retirado do blogue Portistas da Bancada.

domingo, 6 de julho de 2008

Supertaça no Algarve


O Estádio Algarve vai receber o jogo da Supertaça Cândido de Oliveira, entre o FC Porto (campeão nacional em título) e o Sporting (que conquistou a Taça de Portugal da última temporada).

O encontro está marcado para o próximo dia 16 de Agosto, em horário a confirmar.

O Estádio Algarve foi um dos recintos que acolheram a fase final do Euro2004 e provou toda a sua funcionalidade nos jogos que já recebeu, nomeadamente a partida da Supertaça2004/2005, entre o Benfica e o Vitória de Setúbal, e os jogos da Selecção Nacional - Clube Portugal, com o Luxemburgo (3 de Setembro de 2005) e com a Inglaterra (18 de Fevereiro de 2004).

©FPF.PT Todos os direitos reservados.

# noticia originalmente publicada na fpf.pt

e post retirado do blog Campeões F.C.Porto

sábado, 5 de julho de 2008

Aquele castigo a Lisandro Lopez

Por dragão

Aguardando, sentados, as decisões do CF da FPF

O CJ conjuga o verbo atrasar há muito e, além dos títulos de "vergonhoso" e "adulterado" com que é mimoseado pelos desesperados, este órgão jurisdicional da FPF tem fama que vem de longe.

Mas nem recuo tanto. Aos que se espantam pelo retardar das decisões sobre o Apito Dourado, previstas para hoje 6ª feira, lembro apenas o que fez este órgão de recurso a propósito de Lisandro Lopez no... início da época.

Lisandro Lopez foi expulso num jogo amigável, há um ano, na Holanda. Já de si é bizarro e para mais contradita a famigerada tolerância no país das tulipas. Esta trazia espinhos, porém, e o FC Porto estaria para se picar por mais uns tempos.

Não é que, com a expulsão, Lisandro ficava automaticamente suspenso um jogo em provas oficiais que disputasse? Por isso, Jesualdo não o utilizou frente ao Sporting, na Supertaça em Leiria, para cumprir a pena.

O problema é que o CJ da FPF devia ter confirmado a sanção e não o fez. O FC Porto não arriscou na utilização de Lisandro sem "ordem" do órgão jurisdicional ao qual recorreu. A resposta, já se sabe, não veio em tempo útil.

O FC Porto jogou sem o Lisandro a Supertaça.

Depois, saiu em letra de forma o castigo a Lisandro: um jogo a cumprir dali para a frente. Logo, Lisandro ficou castigado para a 1ª jornada em Braga.

O país desportivo não fez alarido. Houve uns reparos, mas pouco mais. Entretanto, perdida a Supertaça, ao menos na Liga o FC Porto começou a ganhar.

Na altura ainda estava lá o presidente que, posteriormente, abandonou, sentindo-se a mais pelo voto de vencido numa sentença contra Valentim Loureiro. A bola indígena indignou-se forte e feio. Assim é que não, não havia imparcialidade e o órgão perdia a sua capacidade de erecção, isto é a sua rectidão e carácter para julgar bem.

Tivemos aquele precedente do início da época, mas só em Janeiro se percebeu que a falta de um elemento pode fazer... muita falta.

Por sinal, descobriu-se que Lisandro podia ter só cumprido um jogo de castigo se um relator do CJ fizesse o trabalho mínimo necessário - mas teria ido jogar bridge.

É neste xadrez a preto e branco que o futuro da Liga se decide, presumivelmente hoje porque o sorteio da Bwin é já 2ª feira, e logo na Alfândega do Porto - onde vão descobrir a coincidência de, sendo na Invicta, tudo estar já programado para beneficiar quer o FC Porto, revogando a imbecil sentença da CD da Liga, quer o Boavista, trocando a descida de divisão quase certa pela perda de pontos.

Eu não acredito em bruxas, mas que as há..

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Equipamentos para a época 2008/2009

Também os novos equipamentos para a época 2008/2009 já foram apresentados algures por essa internet. O principal não deverá gerar grandes controvérsias já que, tal como gosto, se mostra muito parecido com tradicional e verdadeiro equipamento do FCPorto, tendo em relação ao ano passado aumentado a largura das riscas e acrescentado na gola aquele que é o "slogan" do Dragão "A vencer desde 1893".

Já o equipamento alternativo, com um azul algo "estranho", aliás muito parecido com o equipamento dos treinos, não deverá agradar a todos, parecendo ter sido feito de forma a combinar com a cor da publicidade que tem. Mesmo assim dá-me a entender que é daqueles equipamentos que "primeiro estranha-se, depois entranha-se", sendo que ao fim de algumas visualizações eu próprio já me habituei ao azul turqueza e até já gosto.

Mas gostos não se discutem e aqui ficam eles para apreciação de todos os Portistas de Bancada.


Equipamento Principal


Equipamento Alternativo