segunda-feira, 30 de junho de 2008

Estupidez

Na sua senda de anormalidades e estupidezes, próprias de quem não tem nada na cabeça, o parvalhão francês que preside à UEFA voltou à carga com a sua habitual imbecilidade.

Então não é que este burro francês veio dizer que a inclusão do FC Porto na Liga dos Campeões não lhe satisfazia. De facto, desde que vi um porco (não, não é o Michel) a andar de bicicleta, que acredito em tudo: Um presidente de uma instituição que organiza uma competição, a emitir um juízo de valor (sim, é de valor, não de facto) sobre uma das equipas que vai participar nessa mesma competição é, no mínimo, revelador que a inteligência não é o forte desse anormal. Que elementos é que esse idiota tem para acusar o FC Porto do que quer que seja? Ah, pois, vamos a alguns dos possíveis:

- Um processo judicial que decorre nos tribunais civis à 4 anos e que ainda não conseguiu provar nada;
- Duas acusações em dois jogos que o FC Porto nada tinha a ganhar nem a perder, frente a equipas do fundo da tabela, e que constituem os únicos jogos em que recai a suspeita de “tentativa de eventualmente corromper o árbitro”; ou
- Uma acusação baseada em coisas tão estúpidas, quanto alguns clubes que querem chegar a certas competições via secretaria.

Bem, acho que já chega de falar em excremento, apenas quero partilhar convosco um pequeno receio que começo a ter: à semelhança do que já aconteceu noutras alturas, temo bem que o FC Porto seja muito prejudicado pelas arbitragens na próxima edição da Liga dos Campeões. Basta olhar para o que aconteceu neste Europeu para se perceber que as arbitragens na Europa não são melhores que em Portugal. Com isto é que o francês se deveria preocupar, mas não, está é preocupado com o FC Porto e a sua participação na Liga dos Campeões!! É caso para se dizer, se a estupidez pagasse imposto, este francês estava desgraçado…

O FC Porto venceu, muito naturalmente, a 7ª edição consecutiva do campeonato nacional de Hóquei em Patins. Uma série histórica que destaca o trabalho realizado por Franklim Pais e pelos seus pupilos, bem como todos os dirigentes responsáveis por esta secção. Sem esquecer, claro, o trabalho desenvolvido pelo MELHOR presidente de todos os tempos de um clube de futebol: Jorge Nuno Pinto da Costa. Sem dúvida, o grande impulsionador da força que o FC Porto demonstra década após década.

Terminou ontem o Euro-2008. Comparativamente ao que tinha acontecido há quatro anos atrás em Portugal, a qualidade futebolística melhorou consideravelmente, e o vencedor foi uma selecção que jogou para ganhar, não apenas no erro do adversário, ganhou por isso o futebol positivo. Do que vi desta competição, uma das selecções que mais me impressionou foi a Rússia: excelentes jogadores, boa organização, óptimo treinador e disponibilidade física impressionante. A este propósito, uma reflexão ocorreu-me: ao longo dos anos o FC Porto tem apostado fortemente nos mercados brasileiro e argentino, essencialmente devido a razões financeiras. Nuns casos (Lisandro, Lucho, Anderson, etc) com sucesso, noutros nem por isso. Que tal pensar noutros mercados, tipo, por exemplo, o russo? Até porque umas das últimas apostas nesse mercado, foi Alenitchev, que tantas alegrias nos deu, não se lembram?

sábado, 28 de junho de 2008

30 M + Pelé

Na minha opinião 30 milhões + o Pelé (a definitivo) é uma boa venda/troca por parte do FCPorto, agora só falta mesmo que as duas partes cheguem a um acordo.

Com esta possivel venda/troca, fala-se que os milhões que o FCP vai receber, serão uma boa ajuda para contratar o Duda do Sevilha, jogador que já foi alvo de interesse por parte do FCPorto.

Duda disse que admite que quer ir para o FCPorto mesmo que ganhe menos dinheiro do que fôr para outro clube, já que é um sonho para ele jogar no seu clube de coração, e já teve para vir para o FCP mas o negócio infelizmente não se realizou.

É triste...

Há quem diga que a verdadeira felicidade só se atinge à custa de alguma ignorância, mas talvez o inverso também seja verdade. Pelo menos a julgar pelas palavras de Michel Platini, em entrevista ao diário espanhol Mundo Deportivo, na qual o presidente da UEFA confessava não estar nada contente com a inclusão do FC Porto na Liga dos Campeões. E afinal porque está tão infeliz o ex-internacional francês? Porque, diz ele, nenhum clube que tenha sido sancionado pela sua Federação ou pela UEFA por corrupção pode participar numa competição europeia. Ora aí está. Michel Platini ignora que o FC Porto não foi sancionado pela Federação Portuguesa de Futebol. E ignorando isso, ignora que esse foi precisamente um dos argumentos para o Comité de Apelo anular a primeira decisão da Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA, permitindo assim a participação do FC Porto na Liga dos Campeões. De resto, também parece ignorar que a Juventus - onde, apenas por coincidência, jogou durante a sua longa carreira de futebolista - foi, ela sim, sancionada pela respectiva Federação, tendo, no entanto, escapado à justiça da UEFA. Aliás, Michel Platini ignora tanta coisa e de forma tão veemente que, se a felicidade dependesse da ignorância, o presidente da UEFA deveria ser tão genuinamente feliz como o proverbial idiota da aldeia em dia de romaria. Mas não é. E isso é triste.

Jorge Maia
# crónica publicada no diário desportivo O JOGO em 27Jun2008.
Vou ser lacónico. Algo está fétido, no organismo que tutela o futebol europeu, quando o seu máximo dirigente resolve ir contra o seu próprio órgão judicial a favor de uma fábula popular encarnada muito mal sustentada. A presunção de inocência é, e deveria ser, sempre assegurada pelo clube contra este tipo de ataque inquisitório selectivo, com uma reacção enérgica e esclarecedora, sobre o processo em curso. É inconcebível que se denigra a imagem de um clube com a leviandade, ignorância e desonra - imposta e patrocinada pela comunicação social - numa clara e inequívoca atitude persecutória do presidente da UEFA, sedento de uma justiça cega e obscura de modo a reforçar a sua autoridade com tiques de medievalismo. Reforçando e corroborando com o artigo publicado: É triste.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Campeões, Campeões, nós somos Campeões...

Já muita coisa foi dita aqui sobre o HEPTA em hóquei em patins mas eu tinha que deixar aqui mais um registo. Foi com muita unha ruída que no sábado assisti a mais um jogo de hóquei (fiquei fã). O entusiasmo de derrotar as galinhas e de nos sagrarmos HEPTA campeões no galinheiro, deram cá um friozinho na barriga durante o jogo todo…

Foi lindo! Um jogo excelente proporcionado pelos MARAVILHOSOS jogadores do FC Porto! A verdade é que poderíamos ter arrumado o campeonato com três vitórias seguidas, mas parece que eles fizeram de propósito perder o primeiro jogo no galinheiro para depois se sagrarem HEPTA campeões na casa do inimigo!

E o triunfo foi tão bom que mais uma vez, as galinhas mostraram o seu fair-play e arranjaram confusão dentro do pavilhão, tempo ainda para antes incendiaram a camioneta dos adeptos azuis e brancos! Uns têm a fama... outros o proveito!

Adiante... mais uma vez o FC Porto esteve em grande e mostrou que é um clube que nada abala, somente cria fortificações para vencer tudo e todos!

Parabéns à equipa, ao treinador e aos adeptos!

Saudações azuis e brancas,

blue boy