sábado, 5 de julho de 2008

Aquele castigo a Lisandro Lopez

Por dragão

Aguardando, sentados, as decisões do CF da FPF

O CJ conjuga o verbo atrasar há muito e, além dos títulos de "vergonhoso" e "adulterado" com que é mimoseado pelos desesperados, este órgão jurisdicional da FPF tem fama que vem de longe.

Mas nem recuo tanto. Aos que se espantam pelo retardar das decisões sobre o Apito Dourado, previstas para hoje 6ª feira, lembro apenas o que fez este órgão de recurso a propósito de Lisandro Lopez no... início da época.

Lisandro Lopez foi expulso num jogo amigável, há um ano, na Holanda. Já de si é bizarro e para mais contradita a famigerada tolerância no país das tulipas. Esta trazia espinhos, porém, e o FC Porto estaria para se picar por mais uns tempos.

Não é que, com a expulsão, Lisandro ficava automaticamente suspenso um jogo em provas oficiais que disputasse? Por isso, Jesualdo não o utilizou frente ao Sporting, na Supertaça em Leiria, para cumprir a pena.

O problema é que o CJ da FPF devia ter confirmado a sanção e não o fez. O FC Porto não arriscou na utilização de Lisandro sem "ordem" do órgão jurisdicional ao qual recorreu. A resposta, já se sabe, não veio em tempo útil.

O FC Porto jogou sem o Lisandro a Supertaça.

Depois, saiu em letra de forma o castigo a Lisandro: um jogo a cumprir dali para a frente. Logo, Lisandro ficou castigado para a 1ª jornada em Braga.

O país desportivo não fez alarido. Houve uns reparos, mas pouco mais. Entretanto, perdida a Supertaça, ao menos na Liga o FC Porto começou a ganhar.

Na altura ainda estava lá o presidente que, posteriormente, abandonou, sentindo-se a mais pelo voto de vencido numa sentença contra Valentim Loureiro. A bola indígena indignou-se forte e feio. Assim é que não, não havia imparcialidade e o órgão perdia a sua capacidade de erecção, isto é a sua rectidão e carácter para julgar bem.

Tivemos aquele precedente do início da época, mas só em Janeiro se percebeu que a falta de um elemento pode fazer... muita falta.

Por sinal, descobriu-se que Lisandro podia ter só cumprido um jogo de castigo se um relator do CJ fizesse o trabalho mínimo necessário - mas teria ido jogar bridge.

É neste xadrez a preto e branco que o futuro da Liga se decide, presumivelmente hoje porque o sorteio da Bwin é já 2ª feira, e logo na Alfândega do Porto - onde vão descobrir a coincidência de, sendo na Invicta, tudo estar já programado para beneficiar quer o FC Porto, revogando a imbecil sentença da CD da Liga, quer o Boavista, trocando a descida de divisão quase certa pela perda de pontos.

Eu não acredito em bruxas, mas que as há..

4 comentários:

dragão disse...

portosempre, o blog da bola entretém a rapaziada cega, surda e muda. Engana alguns por algum tempo, muitos por muito tempo mas não engana todos para sempre.

aliás, a história do herculano lima, o presidente que renunciou por não concordar com uma sanção ao major em que ele (herculano lima) terá sido vencido, diz bem da matriz democrática do órgão e da própria gente da capital. a bola indígena indignou-se no princípio do ano, como aqui contei há tempos, como se uma pessoa fizesse um órgão, este não fosse colegial em que todos têm voto na matéria e, a la ricardo costa, só o presidente estivesse acima de toda a suspeita.

nobigdeal, importante é ter a noção dos números; inalcançável possuir a verdade toda.

tás a ver a dificuldade, não em procurar se o penálti foi ou não decisivo no resultado (1-0, 2-1, 3-2), mas em sabendo tirar a limpo se foi... justo ou não.

caía o carmo e a trindade. mas não era, de certeza absoluta, por o fc porto sair eventualmente beneficiado, porque temos a noção de que, à parte o caso recente do restelo, o fc porto não ganhar graças a um penálti. e logo nesse caso vê a diferença de opiniões que houve sobre o acerto do julgamento do árbitro.

não peças o céu, tem limites.

phoenix, a supertaça no allgarve lá terá de ser um dia. falta saber se é mesmo decisão final e para tal o fcporto terá de dar a sua concordância. veremos o resultado no final quanto a afluência de público e em leiria a coisa não ficou famosa há um ano. mas para esse peditória não dou mais: discordo e ponto. eu não vou, e tu?

pedro, é muito cedo para pensar na equipa. fico satisfeito por ainda estar por aí o lucho, virá o lisandro e mais alguns que ficam. Já deve dar para não descer, porque o objectivo deve ser esse esta época tal a indefinição que parece afligir muita gente em relação ao plantel.

se não fosse o fc porto começar a trabalhar primeiro, do que se falaria nestes dias? do pongolle? da étincelle?

migalhas disse...

A notícia que já esperava.

benfica substitui FCPORTO no torneio do guimarães"

Muito bem: o 3º está bem para o 4º. Que beijem!!!

migalhas disse...

jdm, lá diz o povo: diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és...

RubenPORTISTA disse...

Já estás Linkado.